domingo, abril 05, 2009

1º ENCONTRO "O FUTSAL E OS MAIS JOVENS"

ATLETICO 5 MARIALVAS 5
(3-1 G.P.)
Escolinhas
FESTA

Neste sábado tornou-se realidade o sonho de treze miúdos com idades compreendidas entre os dez e os doze anos. Fizeram o seu primeiro jogo, mais ou menos oficial, com a camisola do Atlético Clube do Luso. Há três anos inscritos nas Escolinhas do Atlético Clube do Luso não tinha sido possível ainda realizar qualquer encontro para motivar estes jovens para o futsal.
Sem possibilidades de federação por diversos motivos, nomeadamente mão de obra, espaço e tempo livre para treinos no pavilhão, transportes, etc., conseguiu-se fazer este jogo, de carácter particular, graças ao C.F. os Marialvas que se deslocou ao Luso com a sua equipa de Escolas de futebol de 11.
O 1º Encontro “O Futsal e os mais jovens” resumiu-se a uma festa. Assim pais e familiares destes pequenos deslocaram-se ao Pavilhão Municipal de Luso para se deliciarem com os atributos patenteados pelos seus petizes. O resultado (empate a 5 golos) é o que menos interessa pois o mais importante, o criar laços entre o futsal com os mais novos e não só, foi plenamente atingido. Falta agora o envolvimento mais profundo dos pais e familiares para que mais acções deste género se voltem a repetir para que a malta jovem pratique desporto saudável e com segurança.
Do jogo propriamente dito muito se podia falar mas vou ser parco nas minhas palavras. Entraram muito nervosos os miúdos do Atlético e tudo saia mal, embora não fosse nada de outro mundo. Fez-me lembrar o meu primeiro jogo. Os jovens do Marialvas, mais novos e portanto mais pequenos, deram muito bem conta do recado e deram excelente réplica aos esforçados jogadores da casa. São uma equipa muito bem estruturada e com grandes potenciais a explorar pelos seus treinadores. O Marialvas esteve sempre na frente do marcador mas a garra, o querer mostrar os seus dotes aos seus familiares, a sua maior força e tamanho diga-se de boa verdade, fizeram com que o empate acontecesse a segundos do fim para enorme júbilo dos adeptos locais e para desgosto dos mais pequenitos de Cantanhede.
Para decidir o vencedor, na marcação de grandes penalidades levou a melhor o Atlético ganhando por 3 a 1. No cômputo geral não foi visível a diferença de idades entre as duas equipas. Ao C.F. Os Marialvas o nosso obrigado e uma saudação especial ao treinador Ramiro Ramos para que tenha muitos sucessos com esta equipa. Da arbitragem pouco há a falar. A equipa, de um elemento, esteve à altura dos acontecimentos e contribuiu também para a festa com actuações pedagógicas para com os jogadores infractores nomeadamente na acção de apertar os atacadores. Um enorme agradecimento ao Sr. Fernando Melo por ter contribuído para este evento. Os jovens do Atlético: Francisca, Maurício, Zé Penetra, Ricardo, João Grada, Miguel, Bia, Pedro Freitas, Luís Rocha, Pedro António, João Melo, Zé Duarte, Zé Nuno.