segunda-feira, abril 16, 2007

LOURIZELA 2 ATLÉTICO 3

OSSO DURO DE ROER
Foi na verdade um osso duro de roer. Na verdade foram antes dois ossos duros de roer. Se por um lado a equipa, também jovem como a do Atlético, do Lourizela mostrou em campo o porquê de ser o dito osso dificultando a tarefa e o sonho de vitória fácil, por outro lado tivemos uns ditos (também) árbitros de futsal que mantiveram ao longo da partida um nível bastante alto de mediocridade no que concerne à analise dos lances, e falo tanto para os forasteiros como para os da casa.
Chega-se até a pensar se a 2ª profissão destes senhores (Sr. Joaquim Coelho e Sr. Angelo Pascoal) seria mesmo a de árbitro pois se assim o é muito má imagem estes senhores andam a mostrar pelo distrito fora do que é a arbitragem da AFA salvando-se no entanto a atitude coerente do cronometrista (Sr Carlos Santos) que manteve uma postura condizente com o seu papel. Valha-nos isso. Mas falando do encontro cá vamos nós para um recinto com poucas condições para a prática do futsal, nomeadamente as linhas ficam a 50 cm das tabelas não se sabendo como é permitida a prática deste desporto nestes tipo de recintos, isto sem denegrir a imagem da equipa do Lourizela que tem o seu pavilhão em obras e apresentou este como alternativa credível para o resto do seu campeonato.
Os ditos árbitros deram inicio ao jogo com mais de 40 minutos de atraso dado que só chegaram ao pavilhão 30 minutos depois da hora estipulada para o inicio do encontro mas daí limpam as mãos esses senhores e entra na berlinda a organização dos seus patrões mas isso são assuntos que para aqui não são chamados.
O Lourizela domina o jogo a seu belo prazer até a meio da 1ª parte pois o Atlético não se entendia com o excelente jogo de ataque do adversário e as oportunidades sucederam-se na baliza de Leandro mas tanto este bem com a falta de pontaria dos homens da casa foram adiando o 1 a o que viria a acontecer aos 15 minutos e aproveitando um atraso mal efectuado Luis Filipe fez balançar as redes do Luso. Parece que despertaram os do Luso e volvidos 2 minutos Miguel restabelece a igualdade emendando um remate à boca da baliza. No 1º minuto da 2ª parte o Lourizela faz o 2 a 1 num canto em que a emenda surge ao 2º poste por intermédio de João Braga, lance este que mostrou a total desatenção da equipa do Atlético. Mas o Luso não baixa as armas e à passagem do 3º minuto restabelece a igualdade num lance senão o mais belo e envolvente do encontro pelo menos o mais marcante pois após Rui Pedro e Pimenta terem trocado os olhos aos defesas com uma excelente combinação de ataque este ultimo finaliza ao 2º poste na cara do Gr. fazendo a bola passar por entre as pernas do mesmo.
Afastada a apatia geral inicial o Luso manda no jogo e aparece mais uma vez uma nova interpretação das regras de futsal (que, citando o Sr. Angelo Pascoal ao intervalo :"aqui quem faz as regras sou eu", mas como 2º árbitro que era o foi uma prova de desobediência para com o seu chefe de equipa), onde o excelente Gr do Lourizela faz 3 ou 4 cortes de carrinho fora da área aos pés dos jogadores do Luso e não foi sancionada qualquer falta, pelo contrário qualquer tipo de contacto ou respirar ao pé de um adversário por parte dos jogadores do Luso foi considerado falta e em 4 ou 5 minutos o Atlético atingiu a 4ª falta para nenhuma do Lourizela. Este aproveitou para cair em cima do Luso mas os forasteiros não tremeram e conseguiram sacar a ferros a 1º falta á passagem do 10º minuto e também agora foi um instante até os da casa chegarem à 5ª falta ultrapassando o Luso. Depois aparece o momento do jogo com João Oliveira, enganando toda a gente (o guardião da casa só gritava desde o 1º minuto até então: "é esquerdo, é esquerdo") flecte da esquerda para a direita contrariando até então a tendência e dispara um remate com o seu pior pé, o direito, levando a bola a entrar no canto superior direito do atónito guarda redes que se limitou a observar a trajectória da bola. Estava dada a reviravolta e marcador marcava 2 a 3. Mas não fosse o diabo tecê-las ainda houve tempo para arranjar mais umas faltitas e até dois livres de 10 metros que não foram convertidos pelos jogadores do Lourizela. Da minha parte os parabéns à equipa do Lourizela pela réplica demonstrada e pelo futsal praticado, à outra equipa um voto de confiança confiando que pior que isto é impossível e que daqui para a frente só farão melhor.
As equipas:
LOURIZELA: Jose Figueiras, Jose Pedro, Luis Filipe(1), Marcio, Sergio Santos, João Braga(1), Tiago, Fernando, Carlos, Marco Paulo.
ATLÉTICO: Leandro , Rui Pedro, Francisco,João Simões, Miguel(1), João Oliveira(1), Alcino, Carlitos, Pimenta(1), Jose Carlos, Fernando Bacana.
Próximo sábado dia 21 o Atlético recebe no Pav. Municipal de Pampilhosa o Azenha dado que o Pav. Municipal de Luso está ocupado com a realização da fase final do Campeonato Europeu Feminino Sub- 19 em Hóquei em patins. Basta um ponto o Atlético garante desde já a subida à 1ª divisão.